Retornar

Angel Marroquin

Meses atrás, quando começamos esse grupo de aulas de conversação em Duleek, também começamos uma jornada. Uma viagem com companheiros de viagem de diferentes países – Irlanda, Brasil, Ucrânia.
Mas com o passar dos meses, percebemos que o grupo não era a soma de nacionalidades ou países de onde viemos. Fomos algo mais: somos as relações que estabelecemos entre nós e que crescemos ao longo desta jornada. Esses relacionamentos não são apenas sobre ensinar e aprender inglês, mas sobre cuidado e amizade. Aprendemos juntos e crescemos juntos. No começo, estávamos todos um pouco nervosos; para muitos, esta foi uma experiência completamente nova. Ainda assim, toda semana os tutores se concentravam em dar o melhor de si, muitas vezes trazendo seus próprios materiais e criando suas próprias atividades. E os alunos, por outro lado, deram o seu melhor e mostraram-se abertos e comprometidos com a aprendizagem. Semana a semana, recebemos um novo aluno ou tutor de braços abertos. Às vezes nos sentíamos preocupados ou cansados e encontrávamos um ouvido amigável e uma conversa encorajadora.
Somos diferentes das pessoas que começaram essas aulas em janeiro? Sim, somos diferentes porque nos vimos pelos olhos de outra pessoa. Aprendemos a ver nossa cultura através das perguntas que a pessoa à nossa frente fez durante nossas conversas. Por exemplo, como é o clima no seu país? Por que chove tanto na Irlanda? Qual é o significado disso ou daquilo? Qual é a capital do Brasil? Os voluntários aprenderam sobre o país que outra pessoa deixou para trás e os alunos aprenderam uma perspectiva diferente sobre a Irlanda, mais acessível e amigável. Os alunos precisavam de tutores para ensiná-los inglês, tutores precisavam de alunos para ensinar, e nós precisamos uns dos outros para nos realizarmos como seres humanos.

Muito obrigado

Leave a Comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s